quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Umbu retarda envelhecimento




 
Foto: (Irimsarqueks, Parazinho/RN 2015)


O umbu, que supera a laranja em vitamina C, agora teve também identificadas substâncias antioxidantes. Estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que a fruta, nativa da caatinga, se compara à uva em polifenóis, que segundo a literatura médica retardam o envelhecimento e previnem doenças como o câncer.

A pesquisa foi realizada com suco integral da fruta produzido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Copercuc), que comercializa há mais de 10 anos na região produtos à base de umbu.O suco de uva tem reconhecidas propriedades antioxidantes, por isso foi escolhido para termos de comparação, justifica Ana Cecília Poloni Rybka, cientista de alimentos da Embrapa Semiárido, com sede em Petrolina.

Em relação à vitamina C, o umbu apresenta 33 miligramas por 100 gramas de fruta. No suco, segundo Ana Cecília, a quantidade diminui em cerca de seis vezes.O referido é cinco miligramas por 100 mililitros, informa. O próximo passo do trabalho deverá ser a ação do ácido ascórbico (vitamina C) na ação antioxidante. Provavelmente a vitamina C potencializa essa ação. Ou seja, quando mais ácido ascórbico maior é a capacidade antioxidante, acredita Ana Cecília.

Para a Copercuc, os resultados estimulam o consumo da fruta. O umbu, além de sabor diferenciado, faz bem para a saúde, resume o gerente de Produção da cooperativa, Milton Barbosa da Silva.

Ano passado, a cooperativa, com sede em Uauá, na Bahia, produziu 15 toneladas de suco integral de umbu. Envasado em garrafas de vidro com capacidade para 600 mililitros, o produto tem validade de 18 meses e pode ser diluído em água. Recomendamos uma parte de suco integral para três partes de água, além de açúcar ou adoçante, claro, afirma Milton Barbosa da Silva.

Com 204 cooperados dos municípios de Uauá, Canudos e Curaçá, a Copercuc produziu ano passado 160 toneladas de produtos de umbu. Além de suco, a cooperativa fabrica geleias, compotas (fruta em calda) e doce. O umbu é o carro-chefe da produção, mas a cooperativa também trabalha com maracujá-da-caatinga, manga e goiaba. O cultivo é orgânico, ou seja, dispensa o uso de pesticidas e adubos químicos. 

Fonte: Jornal do Comercio


http://www.ceasape.org.br/verNoticia.php?id=1450

Nenhum comentário:

Postar um comentário