quarta-feira, 11 de março de 2015

Cirurgia permite mudar a cor dos olhos de castanho para azul

(FOTO: LOOK INTO MY EYES/FLICKR/CREATIVE COMMONS)

Dentro de alguns anos será possível transformar a cor dos seus olhos castanhos em azuis mais ou menos do mesmo jeito que hoje dá para se submeter a um implante de silicone ou a uma plástica no nariz – ao menos é o que promete a companhia californiana Stroma Medical, fundada em 2009 com o intuito de explorar comercialmente uma patente registrada pelo cientista Gregg Homer, que hoje é um dos executivos da empresa. O preço de uma intervenção dessas é estimado em 5 mil dólares, algo em torno de 15 mil reais, com a cotação atual da moeda.
O procedimento está em fase de testes clínicos e ainda não se encontra disponível no mercado por motivos de segurança, mas a Stroma Medical afirma que aplicou recentemente o tratamento em 37 pacientes do México e da Costa Rica: e com sucesso. A técnica consiste em uma breve intervenção com laser, que não ultrapassa 20 segundos, na camada de pigmento castanho da íris. Apesar da rapidez, a coloração do olho não é alterada no mesmo instante, pois o processo natural do corpo de remoção do pigmento leva algumas semanas. Ao fim do período, adeus olhos castanhos e olá olhos azuis.
“O princípio fundamental é que embaixo de todo olho castanho existe um olho azul”, explicou Homer a CNN. “Se você retira aquele pigmento, então a luz consegue entrar no estroma – as pequenas fibras parecidas com raios de bicicleta em um olho claro – e quando a luz se espalha por ele é refletido de volta apenas os comprimentos de onda mais curtos, que são a parte azul do espectro”, esclareceu. A companhia garante que o método não oferece riscos à saúde, mas o oftalmologista Saj Khan, do London Eye Hospital, alertou que romper o pigmento do olho pode entupir canais de drenagem, e possivelmente aumentar a pressão intraocular e até mesmo o risco de glaucoma.
Se mesmo ciente dos riscos você ainda tiver interesse em trocar seus olhos castanhos por um par azul, pode se candidatar para os teste clínicos da Stroma Medical preenchendo este formulário.
Via Time

Nenhum comentário:

Postar um comentário