segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Escola Agrícola de Jundiaí inicia aulas de cinco cursos técnicos a distância

 
Neste mês de fevereiro, 781 alunos iniciaram suas aulas em cinco cursos técnicos a distância na modalidade subsequente ofertados em 11 localidades pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Os cursos técnicos em Cooperativismo, Comércio Exterior, Agroindústria, Agropecuária e Informática são ofertados pelo sistema Rede e-Tec Brasil de forma semipresencial através de um ambiente virtual de aprendizagem.

Aos sábados, os alunos participam de encontros presenciais nos polos localizados nos municípios de Apodi, Areia Branca, Assu, Caicó, Ceará-Mirim (Assentamento Rosário), Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Touros, Vera Cruz e Macaíba. 

Para o Coordenador Geral do e-Tec/EAJ/UFRN, professor Ivan Max Lacerda, a promoção de novos cursos e ampliação do corpo discente atende ao real objetivo do programa em promover a interiorização do ensino e elevação da escolaridade. "Desenvolvimento regional e formação técnica principalmente na área agrícola, este é o principal objetivo do e-Tec/EAJ/UFRN, em virtude da missão da Escola Agrícola de Jundiaí como Unidade ofertante. Para estes alunos, o e-Tec representa a possibilidade de formação em seu município de origem, e muitas vezes, em sua comunidade rural”, ressaltou. 

Durante as aulas inaugurais, os alunos foram apresentados ao Regimento Interno e conferiram a estrutura curricular dos cursos acompanhados dos tutores. 

A seleção dos alunos foi realizada através de processo seletivo de Nº 15/2014. Foram ofertadas 1145 vagas em 11 municípios polos. 

e-Tec Brasil

O Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (Programa e-Tec Brasil), instituído pelo Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro de 2007, está estruturado no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que tem por meta a ampliação da rede de formação de professores da educação básica em serviço, em especial da educação profissional técnica de nível médio, visando à garantia do efetivo direito à educação e à escola de qualidade, bem como expansão da rede de oferta de cursos técnicos de nível médio, notadamente nas regiões de periferia de grandes centros urbanos no Brasil.

No Rio Grande do Norte, a EAJ tem ofertado desde 2012 cursos técnicos em Agroindústria, Informática, Comércio Exterior e Cooperativismo nos municípios de Macaíba, Monte Alegre, Vera Cruz, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Touros, Apodi e Natal, atendendo mais de 1.192 alunos e com expansão de polos e cursos prevista para 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário