quinta-feira, 4 de setembro de 2014

IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades

Faça sua inscrição: http://2014.cnhcs.com.br

UFRN - CERES - Caicó - RN
17 a 21 de novembro de 2014

O IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades pretende envolver alunos da graduação, pós-graduação, graduados e professores que discutam as temáticas da História Cultural nas universidades brasileiras e da educação básica e em outros espaços de produção de conhecimento. Este evento pretende dar mais visibilidade as novas possibilidades de estudos históricos e com eles os novos objetos que nos possibilitam olhar o mundo de lugares anteriormente inacessíveis aos historiadores. Dialogar com as diversas personagens historicamente constituídas através de inumeráveis facetas dará um estímulo significativo em nossas pesquisas. Os alunos estão sedentos por estes novos olhares e unir pesquisadores que tem como tema estas novas linguagens é de suma importância na formação destes discentes e até mesmo dos pesquisadores que se debruçam nestas novas temáticas. Este evento vai dar mais organicidade aos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos na Base de Pesquisa “História, Cultura e Poder” através da Linha “Práticas de Significação e Sensibilidades”.
Com o objetivo de desfazer dicotomias simples tais como razão/emoção, práticas/representações, dominante/dominado, erudito/popular, permanências/rupturas, e trabalhando a partir da abertura temática e metodológica da História Cultural, tencionamos entender e problematizar as relações existentes nas diferentes práticas de significação e nas sensibilidades historicamente construídas.
O evento conta em sua programação com simpósios temáticos, mesas-redondas, palestras, atividade cultural e exibição de documentários.
Em relação aos documentários, da mesma forma que em 2011, 2012 e 2013, antes de cada palestra (noite), um será exibido, sendo que estes fazem parte do ETNODOC do Ministério da Cultura e professores serão convidados para encaminharem a discussão com os alunos. Durante a primeira parte da manhã teremos apresentações de documentários do projeto "Revelando os Brasis – anos III e IV" também do Ministério da Cultura e terá a mediação de professores do Departamento de História de Caicó.
Em 2014 as imagens que serão utilizadas nos materiais do evento serão de obras de Custódio Jacinto Medeiros, artista seridoense. É uma honra homenagear este artista que por meio de sua arte faz com que o Seridó Potiguar, o sertão e caatinga se tornem ainda mais belos. Nosso agradecimento a Custódio Jacinto Medeiros.


Imagem: Custódio Jacinto - 900cm x 210 cm


REALIZAÇÂO: 
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA - UFRN-CERES-CAICÓ


APOIO: 
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
UFRN/PROGRAD/PROEX/PROPESQ/PPG
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ - CERES
CONTÁBIL ASSESSORIA JÚNIOR
ANPUH-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário