O que é o ensino noturno diferenciado?
É uma proposta curricular com identidade própria, pioneira no
Brasil e que contempla as especificidades do trabalhador estudante
na busca por uma educação que possibilite a permanência do estudante
na escola, assim como o seu desenvolvimento e a sua formação para a vida e,
para o trabalho. A proposta enfatiza a reformulação curricular para este turno
de ensino, com foco nas peculiaridades dos estudantes do turno noturno,
conforme previsto no Art. 4º, inciso VI da LDB nº 9.394/96 que assegura como dever do
Estado a “oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do
educando”.
O DIFERENCIAL DA PROPOSTA:
Organização Curricular
. Blocos semestrais;
. Carga horária do curso – 2.400h – 1.800h de
atividades presenciais – Base Legal – obrigatória + 600h de atividades
vivenciais ofertadas por meio de um projeto interdisciplinar.
. Aula em bloco por área de conhecimento;
. 02 tempos de 90 minutos correspondente
a 04 aulas de 45 minutos (ex. 2 aulas de Biologia e 02 aulas de Química);
. Carga horária anual: 800 horas (200
dias x 3 horas = 600 horas presenciais + 200 horas de atividades
complementares).
. Formação continuada para os
professores;
. Desenvolvimento de projeto
interdisciplinar para Mostra Científica ao final de cada semestre.
As Orientações Curriculares para o Ensino Médio Noturno
Diferenciado (EMND) tem a pesquisa como princípio pedagógico com ênfase na iniciação
científica e pesquisa, na leitura, no letramento e na cultura digital de forma
articulada, além de incluir a interdisciplinaridade e a contextualização como
possibilidades para integrar as áreas de conhecimento, e, assim, promover o
ensino-aprendizagem dos educandos. Esta interrelação deve considerar o
planejamento pedagógico com as perspectivas de forma a integrar os
professores em cada bloco e áreas de
conhecimento, e, também ter neste currículo o trabalho como princípio educativo
articulando-se as atividades propostas.
A oferta das atividades e aulascomplementares/integradoras,
desenvolvidos em momentos vivenciais deve estimular a responsabilidade, o senso
crítico e autonomia do estudante, destacando que, toda ação metodológica
desenvolvida na escola deve ter como princípio básico o diagnóstico do perfil
do trabalhador estudante para com isso, superar desafios e garantir a produção
do conhecimento e transformação social.
A ideia nasceu em 2006, foi implantado em 11 escolas em 2007.
A partir de 2010 houve a expansão para 35, 2012 para mais 35 e 2014 para toda a
rede. O RN serviu de referencia para o Estado do Paraná, Ceará e ainda recebeu
a visita de técnicos do Rio Janeiro, para conhecer a proposta.
As dificuldades enfrentadas pelo ensino noturno são:
. Acesso e
permanência e o direito à aprendizagem
. Ampliar o acesso
da faixa etária acima de 18 anos com a garantia das mesmas condições do diurno.
. Ampliar ações de
superação da distorção idade-série.
. Consolidar a
identidade e a organização curricular desta etapa educacional.
Números do
ensino noturno no Estado em 2013 - Cerca de
87.278 e uma evasão de 17,3%.
Fonte: SEEC/SUEM
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