quinta-feira, 15 de março de 2012

Regras para doações de campanha eleitoral na Internet

do Portal eleitoraldigital:
As regras para doações de campanha eleitoral na Internet

Conhecer bem as regras para doações de campanha eleitoral na Internet é importante para montar a estrutura de arrecadação dessas contribuições para as eleições municipais de 2012. A doação de campanha pela Internet foi regulamentada pelo TSE e pode ser feita até mesmo por cartão de crédito. A novidade, regulamentada pela na campanha eleitoral de 2010 e adotada pelas campanhas de Marina e Dilma, promete chegar com mais forma nas próximas eleições municipais, como parte das campanhas de marketing político digital. O recurso é válido e interessante para estimular o engajamento, mas receber doações de campanha pela internet, requer de candidatos e partidos o cumprimento de algumas regras básicas.

Principais regras para doações de campanha nas Internet

Veja quais são as principais regras para doações de campanha eleitoral na Internet para candidatos e partidos políticos que desejam promover campanhas de arrecadação de fundos para campanhas eleitorais na Internet:
Quem poderá receber doações - Poderão receber doações pela Internet candidatos, vice, suplentes, comitês financeiros e partidos políticos devidamente registrados.
Aplicativo de arrecadação – Para receberem doações de campanha eleitoral pela Internet os candidatos deverão criar aplicativo próprio para este fim em seus sites de campanha que deverão neste caso, terem a TLD “.br”.
Qual pode fazer doações por cartões de crédito - Somente pessoa física poderão fazerdoações eleitorais através de cartões de crédito, ficando proibido o parcelamento ou a doação através de cartões emitidos no exterior. É também proibida a doação através de cartão corporativo ou empresarial.
Período de arrecadação – O período de arrecadação de doações eleitorais pela Internet irá até a data das eleições municipais, inclusive segundo turno se for o caso. Após esta data, o site deve desabilitar aplicativo de arrecadação imediatamente.
Outros requisitos para o recebimento de doações eleitorais pela Internet

Além das regras para doações de campanha eleitoral na Internet expostas acima, candidatos e partidos também deverão observar os seguintes procedimentos para criação de mecanismos para arrecadação.

Requisitos para arrecadação de doações por candidatos
Registro candidatura e obtenção de CNPJ;
Conta bancária específica para movimentação financeira de campanha;
Receber da Justiça Eleitoral os números de recibos eleitorais;
Contratar operadora de cartão ou facilitador de pagamento para habilitação de recebimento de recursos;
Criação de página web específica para recebimento dessas doações com TLD .br em provedor com sede no Brasil.

Requisitos para arrecadação de doações por partidos políticos
Registro dos diretórios no TSE e anotação dos diretórios partidários;
Conta bancária específica para movimentação financeira de campanha;
Receber da Justiça Eleitoral os números de recibos eleitorais;
Contratar operadora de cartão ou facilitador de pagamento para habilitação de recebimento de recursos;
Criação de página web específica para recebimento dessas doações com TLD .br em provedor com sede no Brasil.

Em todas as doações de campanha eleitoral pela Internet o candidato ou partido político ficará obrigado a emitir recibo eleitoral desta doação. Os recibos eleitorais deverão observar as seguintes regras:

Recibo Eleitoral de doação feita pela Internet
É obrigatória a emissão do recibo de doação de campanha em modelo padronizado;
A emissão de recibo eletrônico dispensa emissão da via do beneficiário da doação;
O recibo poderá ser preenchido manualmente no caso de doação por terminal de cartão de crédito.

A fiel observação dessas regras para doações de campanha eleitoral na Internet é fundamental para evitar as sanções impostas pela legislação eleitoral que incluem inclusive a reprovação das contas de campanha e consequentemente a inelegibilidade do candidato.

Adélia Prado - POEMA



Nome:
Adélia Prado
Nascimento:
13/12/1935
Natural:
Divinópolis - MG

Adélia Prado

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo.  Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

Autorizado pagamento do Garantia-Safra a agricultores de 18 cidades do Norte e Nordeste


A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou o pagamento  dos benefícios relativos à safra 2010-2011 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra em 18 municípios do Norte e Nordeste. A portaria foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União. Os pagamentos serão feitos a partir de hoje, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

O Garantia-Safra vai beneficiar 540 agricultores em Ouro Branco (AL) e 1.586 em Pão de Açúcar (AL). Na Bahia serão contemplados 13 municípios, em um total de 9.190 agricultores. No Piauí, 1.048 agricultores dos municípios de Caridade do Piauí e Itaueira receberão o benefício. No Rio Grande do Norte, será contemplada a cidade de Frutuoso Gomes, beneficiando 94 agricultores.

Câmara de Caicó deve realizar concurso ainda no mês de maio


Depois da publicação do certame licitatório, na modalidade Pregão Presencial nº 001/12, tipo Menor Preço, objetivando a contratação de empresa para assessoria administrativa na realização de concurso público, no último dia 06 de março, a Câmara Municipal de Caicó realizou mais uma etapa do processo nesta quarta-feira (14).

Houve o recebimento e abertura das propostas, às 10h30, no plenário do Legislativo. A única instituição a se habilitar foi a Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI), com sede na capital Teresina. No Rio Grande do Norte, a entidade responde por concursos em Goianinha, Mossoró, Itaú e deve realizar a seleção no município de São Fernando. Provavelmente no dia 21 de março será homologado e publicado no Diário Oficial do Estado o nome da empresa ganhadora. Ainda no dia 26 será firmado e publicado no DOE com a entidade responsável pelo certame. No dia 31 deve ser lançado o edital.

“A modalidade de Pregão hoje é a mais recomendada, já que ela é confiável e garante uma segurança jurídica total, para que o concurso público seja realizado com transparência e celeridade”, disse a presidente da Comissão de Licitação, Rita Aparecida de Medeiros.

Segundo previsões da Câmara, o calendário de inscrições deve ser aberto de 09 a 20 de abril, no site oficial da FUNVAPI () para que as provas sejam aplicadas na segunda quinzena de maio. Segundo o secretário-geral do Poder Legislativo, Arlúcio Cunha, “o cumprimento de todas essas etapas tem gerado grande expectativa aos futuros candidatos e, por isso, as inscrições devem superar as previsões no primeiro concurso público realizado na história da Casa”.

Por Alexandre Costa 
Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Caicó

Campus João Câmara abre vagas para curso superior em energias renováveis



As fontes de energia renováveis surgem como uma alternativa ou complemento às convencionais. O Rio Grande do Norte, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL, 2003), tem um dos maiores potenciais do país para aproveitamento da energia dos ventos e, nos últimos leilões efetuados pelo governo para o setor, estará entre os maiores produtores de energia elétrica através do aproveitamento da energia eólica. Assim, desde 2003, o governo do estado passou a dedicar esforços para que o governo federal realizasse leilões específicos para a geração de energia de fonte eólica. 

Segundo o Coordenador do Curso, o Professor Alexandro Rocha, a implantação do curso superior de Tecnologia em Energias Renováveis no Campus de João Câmara atende, no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, às demandas geradas por esse contexto social e político, aos princípios da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao Plano de Desenvolvimento da Educação, à função social e às finalidades do IFRN, assim como às diretrizes curriculares nacionais e às orientações do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

A inscrição do candidato está sendo feita exclusivamente via INTERNET, através do sítio do IFRN (http://www.ifrn.edu.br). O período de inscrição iniciou dia 7 de março de 2012, às 14h, e segue até as 22h do dia 18 deste mês. 

O Processo Seletivo para ingresso no primeiro período do Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2012, utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) das edições 2010 ou 2011. 
O Processo Seletivo está aberto aos portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou de curso equivalente). Metade das vagas ofertadas será destinada a candidatos que cursaram a partir do 6o ano (antiga 5a série) do ensino fundamental até o 3o ano do ensino médio, exclusivamente em escola da rede pública do país.

Fonte: IFRN

Para Ledo Ivo, o poeta deve queimar tudo o que puder, não deixar aos catadores do lixo literário nenhuma migalha. Não confiar a ninguém o seu segredo, a verdade não pode ser dita.

A queimada.

Queime tudo o que puder:
as cartas de amor
as contas telefônicas
o rol de roupas sujas
as escrituras e certidões
as inconfidências dos confrades ressentidos
a confissão interrompida
o poema erótico que ratifica a impotência
e anuncia a arterioesclerose
os recortes antigos e as fotografias amareladas.

Não deixe aos herdeiros esfaimados
nenhuma herança de papel.
Seja como os lobos: more num covil
e só mostre à canalha das ruas
os seus dentes afiados.

Viva e morra fechado como um caracol.
Diga sempre não à escória eletrônica
Destrua os poemas inacabados, os rascunhos,
as variantes e os fragmentos
que provocam o orgasmo tardio dos filólogos e escoliastas.

Não deixe aos catadores do lixo literário nenhuma migalha.
Não confie a ninguém o seu segredo.
A verdade não pode ser dita.

Ledo Ivo
(1924)

Mais sobre Ledo Ivo em
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%AAdo_Ivo

Ministério Público Federal ajuíza 1ª ação da história do país contra agente da ditadura


Escrito por: Najla Passos - Carta Maior

Nesta quarta (14), o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com a primeira ação penal da história do país contra um militar acusado de praticar crimes durante a Ditadura. O denunciado é um dos carrascos mais odiados por torturados, familiares dos desaparecidos políticos e militantes dos direitos humanos: o coronel da reserva do Exército, Sebastião Curió Rodrigues, comandante da última ação de repressão à Guerrilha do Araguaia, a chamada Operação Marajoara, deflagrada em outubro de 1973.

Na denúncia apresentada à Justiça Federal de Marabá (PA), Curió será acusado de seqüestro qualificado dos guerrilheiros Maria Célia Corrêa (Rosinha), Hélio Luiz Navarro Magalhães (Edinho), Daniel Ribeiro Callado (Doca), Antônio de Pádua Costa (Piauí) e Telma Regina Cordeira Corrêa (Lia), ocorridos entre janeiro e setembro de 1974. Conforme depoimentos e informações colhidas pelo MPF, todos eles foram capturados pelas tropas comandadas pelo então major Curió, presos em bases do Exército e submetidos à tortura. E nunca mais foram encontrados.


A opção de imputar à Curió o crime de seqüestro qualificado foi a alternativa encontrada pelos procuradores para evitar que ele fosse beneficiado pela Lei da Anistia, que perdoa os crimes praticados por militares desde o início da ditadura, em 1964, até o momento em que a lei foi sancionada, em 1979. Principalmente depois que, no ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou a validade da controversa norma legal. Se fosse acusado de crimes como tortura e assassinato ocorridos em 1974, durante a vigência da Lei da Anistia, o coronel reformado passaria impune.


“Como as vítimas nunca foram localizadas, esses crimes não estão sujeitos nem a prescrição e nem à Lei da Anistia, porque continuam acontecendo”, afirmou o procurador de São Paulo, Sérgio Suyama. Ele garante que a tese defendida pelo MPF, embora inédita, está baseada em jurisprudência criada pelo próprio STF, que, com o entendimento de que o sequestro é um crime permanente, determinou a extradição de dois militares argentinos, acusados de crimes cometidos durante a ditadura militar daquele país. Na Argentina, ao contrário do Brasil, a Lei de Anistia foi revogada e mais de 800 militares responderam ou respondem judicialmente por seus crimes.


A punição dos responsáveis pelos crimes praticados pela Ditadura Militar é uma determinação da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) que, em 2010, condenou o Brasil pelos crimes praticados pelos militares durante a Guerrilha da Araguaia. “Por conta da inércia do Estado brasileiro, os familiares dos desaparecidos políticos levaram à denúncia a essa corte internacional”, explicou o procurador de São Paulo.


Segundo ele, as primeiras ações dos familiares contra os agentes da ditadura foram ingressadas na Justiça em 1982, ainda durante a vigência do regime, que só acabou em 1985. Nunca houve punição dos culpados. Em 2007, a Justiça Brasileira condenou o governo a devolver os restos mortais dos 160 desaparecidos políticos, mas, até agora, apenas quatro foram localizados. Em 2009, o governo criou um grupo de trabalho para operacionalizar as buscas, que vem sendo acompanhado pelo MPF.


Nos dois primeiros anos de trabalho, foram realizadas escavações em 63 locais, sem nenhum sucesso. Em 2011, as buscas se concentraram em cemitérios, mas nenhum dos corpos encontrados foi identificado como sendo de guerrilheiros. “Eu acompanhei parte das escavações realizadas na região do Araguaia, indicando locais e fornecendo coordenadas obtidas durante as investigações do MPF, mas, devido a grandiosidade da região e a falta de informações precisas dos militares, não obtemos êxito”, justifica o procurador de Marabá, Tiago Modesto Rabelo.


De acordo com ele, embora essa primeira ação penal vise apenas à condenação do Major Curió, o MPF garante que ela não exime futuras outras denúncias. “As investigações vão continuar. A Lei Penal nos permite o aditamento de outras ações, imputando novos crimes”, acrescentou Rabelo. Conforme ele, só em dezembro do ano passado, o MPF recebeu um total de 15 representações dos familiares dos desaparecidos na guerrilha.


“O que vai determinar a abertura de novas ações é a qualidade da prova”, completou Suyama. Ele informou que há, no âmbito do MPF, 55 investigações em curso contra outros agentes da ditadura militar, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pará. E há, também, seis ações civis, propostas em São Paulo, que visam ao reconhecimento de que os acusados foram responsáveis por crimes de tortura e exigem que eles devolvam aos cofres públicos às quantias pagas pelo Estado em indenizações e pensões para os familiares das vítimas e auxiliem a Justiça na localização dos corpos dos desaparecidos.

CUT NACIONAL : CÚPULA DOS POVOS LUTA PARA MANTER COMO SEDE O ATERRO DO FLAMENGO


Cúpula dos Povos luta para manter como sede o Aterro do Flamengo


Escrito por: Maurício Thuswohl - Rede Brasil Atual

Encontro internacional da sociedade civil que ocorrerá paralelamente à Rio+20 – em junho, no Rio de Janeiro – e pretende influenciar a tomada de decisões do evento oficial, a Cúpula dos Povos travará nos próximos dias um importante embate político para garantir seu próprio território. Informados pela prefeitura do Rio e pelo Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO), durante reunião realizada na segunda-feira (12), de que o espaço inicialmente previsto para a realização da Cúpula (o Aterro do Flamengo) poderá ser reavaliado e o evento transferido para a Quinta da Boa Vista, as redes e movimentos sociais já se articulam contra a mudança e prometem resistir.
 
Além de estar localizado em um ponto da cidade (na zona sul, mas próximo ao centro) que permite uma fácil interação com as diversas camadas da sociedade, o Aterro do Flamengo é um local desejado pelas organizações do movimento socioambiental por seu valor histórico e simbólico, já que abrigou há 20 anos o Fórum Global, evento organizado pela sociedade civil e paralelo à Rio-92. A prefeitura, no entanto, argumenta que o Aterro não suportaria receber o acampamento onde permanecerão entre os dias 15 e 23 de junho boa parte das 10 mil pessoas aguardadas para a Cúpula dos Povos.
 
Representante do prefeito Eduardo Paes no grupo de trabalho para a Rio+20, o economista Sérgio Besserman acenou ao Comitê Facilitador da Sociedade Civil (organizador da Cúpula dos Povos) com a de cessão de parte dá área do Aterro, indo do Monumento dos Pracinhas ao Museu de Arte Moderna (MAM), sem, no entanto, a possibilidade de acampamento: “Se eles tiverem interesse, há espaço suficiente. Mas, se houver a necessidade de acampamentos, como ocorreu em 1992, eles terão de acontecer na Quinta da Boa Vista”, disse.
 
Em nota pública divulgada ontem (14), o Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20 afirma o objetivo de manter o Aterro do Flamengo como sede do evento, na área que vai do MAM ao prédio da UNE, e informa que “há oito meses negocia esse local com o governo municipal, com o governo federal e com o Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO) como espaço de realização da Cúpula dos Povos”. Os organizadores acrescentam que suas prioridades são “preservar e valorizar o patrimônio público, bem como garantir a integridade do evento, mantendo acomodações e atividades em áreas próximas, no entorno do Aterro do Flamengo”.
 
Apesar das justificativas de logística, especula-se entre os ambientalistas que Eduardo Paes esteja mesmo decidido a dificultar a vida dos movimentos sociais, sobretudo depois de ter tomado conhecimento das críticas generalizadas oriundas desse setor após a divulgação pelo Ministério da Saúde do fraco desempenho da saúde pública no Rio de Janeiro. Outra justificativa aventada seria a tentativa de “esconder” a Cúpula dos Povos para tentar diminuí-la politicamente frente a outros eventos paralelos à Rio+20 que irão ocorrer, como o fórum promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Forte Copacabana.
 

Decisão na segunda

A disputa ainda não tem vencedor, e as redes e movimentos sociais que compõem o Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a Rio+20 aproveitarão os próximos dias para angariar apoios em escala federal. Uma reunião entre representantes do Comitê e o prefeito está marcada para a próxima segunda-feira (19), ocasião em que uma solução de consenso será tentada. Pelo lado da sociedade civil, especula-se a presença de “pesos pesados” na reunião, como João Pedro Stédile (MST/Via Campesina) e um bispo da CNBB. O Planalto também estuda a possibilidade de enviar um representante à reunião, talvez o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência.
 
Independentemente de seu resultado final, a batalha pela utilização do Aterro do Flamengo pela sociedade civil durante a Rio+20 já é uma mostra das diferentes visões que estarão em disputa em junho durante a conferência da ONU e seus eventos paralelos: “Nossa avaliação é que entramos em um cenário de luta política. A ocupação do Aterro já se tornou a primeira ação da Cúpula dos Povos a favor dos bens comuns e por territórios livres do controle das corporações”, disse um dos integrantes do Comitê.

Concurso: Sai edital da PF

A Polícia Federal abriu concursos públicos para 100 vagas de papiloscopista e 500 de agente. Os dois cargos exigem nível superior em qualquer área. Tecnólogos também podem se inscrever. O salário dos cargos é de R$ 7.514,33 para jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva. Os concursos públicos abrangem os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.O candidato deve ter ainda carteira nacional de habilitação na categoria “B”, no mínimo. As inscrições devem ser feitas pelos sites abaixo, das 10h de 16 de março até as 23h59 do dia 03 de abril. A taxa é de R$ 125,00.

Os concursos terão prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica, que serão realizados em todas as capitais e no Distrito Federal. A prova objetiva e a prova discursiva terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 6 de maio, no turno da tarde. Como as provas para os cargos são no mesmo turno, o candidato não poderá se inscrever para as duas funções. Os locais e os horários de realização da prova objetiva e da prova discursiva serão divulgados na data provável de 30 de abril. Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso público e não eliminados na investigação social serão convocados para a entrega dos documentos necessários à matrícula no Curso de Formação Profissional, segundo a ordem de classificação e dentro do número de vagas previsto.

O Curso de Formação Profissional será realizado pela Academia Nacional de Polícia, em Brasília, em regime de internato, exigindo-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, no período de 6 de agosto a 21 de dezembro. A nota obtida no Curso de Formação Profissional será rigorosamente obedecida para efeitos de escolha de lotação. O candidato será submetido ainda à investigação social e/ou funcional no decorrer de todo o concurso público. O candidato poderá ainda ser reavaliado em exame antidrogas no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de nomeação. O candidato nomeado permanecerá na unidade onde for lotado pelo período mínimo de 3 anos e cumprirá estágio probatório. A validade do concurso é de 30 dias, prorrogáveis uma única vez por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do Curso de Formação Profissional.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Concurso Público: Autodisciplina é Sucesso



Autodisciplina é a chave do sucesso para concurso público
Autodisciplina é a arma dos vencedores
Preparar-se para concurso público exige uma boa dose de autodisciplina. Não há pílula mágica para transforma-lo em autodisciplinado do dia para a noite: tem que se criar um hábito da persistência. A autodisciplina precisa se incorporar a sua rotina de estudos para concurso como algo que você passa a ser e não alguma coisa que você tem que se forçar a ser.
Autodisciplina é a sua capacidade de fazer o quê precisa , quando precisa , querendo fazê-lo ou não. É ter pleno domínio de suas emoções, onde você decide o que quer fazer, ao invés de deixar suas emoções decidirem por você. É um traço de personalidade comum às pessoas mais bem sucedidas em todos os campos, inclusive a quem passa em concurso público.
Depois de formado e incorporado, o hábito da autodisciplina para estudar para concurso públicovocê pode ampliá-lo às demais áreas da sua vida, como por exemplo, à perda de peso, à prática de esportes, ao aprendizado de um novo idioma etc. Quando você pratica a autodisciplina, você se respeita mais e sua autoestima aumenta, pois você passa a ser o “regente” da sua vida. Você pode se dirigir para o sucesso no concurso que escolher.
Um concurseiro que conta com a autodisciplina em seus estudos para concurso público poderá mais facilmente agregar força e garra ao seu desempenho. Estipule horários e cumpra-os. Não arranje desculpas “esfarrapadas” para si mesmo. Mas, faça isto dentro do realmente possível. Não estabeleça metas muito além da sua capacidade. Apenas avance todo dia um pouco mais à frente. Um concurso público começa muito antes das provas e treinar sua autodisciplina faz parte do preparo.
Não, não é simples estudar para concurso público. Mas, autodisciplina é um hábito que você pode adquirir com prática e repetição.

Saiba mais

Leva cerca de 21 dias para quebrar um hábito antigo e criar um novo. Assim, a prática diária daautodisciplina pode leva-lo a desfrutar de seus benefícios em curto prazo. Esteja disposto a pagar o preço do esforço para colher o sucesso na sua participação em concurso público.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA



ATENÇÃO PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, por intermédio da Subcoordenadoria de Ensino Médio, com recursos do Programa Especial de Fortalecimento do Ensino Médio – PEFEM, e em consonância com a exigência da Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005, que determina a obrigatoriedade de oferta de Língua Espanhola nas escolas brasileiras de Ensino Médio, anuncia a abertura de Processo para oferta de Curso de Especialização em Língua Espanhola, para 279 professores de Ensino Médio das escolas da rede estadua No nosso e-mail estão anexo as INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO e a FICHA DE INSCRIÇÃO.

PARTICIPEM!!!

Informações adicionais entrar em contato com a SUEM pelo e-mail
ugem@rn.gov.br .
Website: http://www.educacao.rn.gov.br/

TRT-RN realiza cursos de Docência online e Excell para Cálculos Trabalhistas


Magistrados e servidores participam de cursos presenciais e à distância

Magistrados e servidores participam de cursos presenciais e à distância

Desenvolver competências para o exercício da docência em ambientes virtuais de aprendizagem. Este é o objetivo do curso Introdução à Docência Online, o primeiro à distância realizado pela Escola Judicial do TRT-RN, através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os 28 participantes (magistrados e servidores do tribunal) serão instruídos, entre 14 de março a 27 de abril, pelo Coordenador de Educação à Distância da Escola Judicial do TRT de São Paulo, José Erigleidson da Silva.

Com estudo totalmente à distância, os alunos terão 35 horas de aulas sobre Introdução à Educação à Distância (EaD), Novo paradigma docente, Competências para a professor online, Tecnologia e EaD, Noções de design instrucional e Avaliação em EaD. Ainda dentro da programação de cursos da Escola Judicial, no mês de março, servidores que trabalham com cálculos trabalhistas nas Varas do Trabalho de Natal e do interior, na Corregedoria e na Central de Apoio à Execução (CAEx), estão participando de um curso de Excel avançado aplicado ao Cálculo Trabalhista, durante toda esta semana.

O objetivo do curso, que está sendo ministrado pelo servidor Ranulfo Dantas Costa, é capacitar os servidores especializados em cálculos trabalhistas no uso das ferramentas da informática para agilizar ainda mais a análise dos processos. Randolfo é graduado em Administração de Empresas (UFRN), Agente multiplicador do sistema COMPRASNET, do Ministério do Planejamento e professor de Informática do CTEAD/Natal. O curso de Excell aplicado a Cálculos Trabalhistas tem duração de 20h/a e prevê aulas teóricas e exercícios práticos para a realização de cálculos trabalhistas a partir de casos reais.

DIA NACIONAL DA POESIA - SAIBA MAIS...


A palavra “poesia” tem origem grega e significa “criação“. É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.
Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.

As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se “estrofe”. Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.

A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.
No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.

Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.

O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.

Fonte: www.paulinas.org.br

Dia Nacional da Poesia – 14 de março


“Que é a poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados”
O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.

O que é poesia

Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.

Características do estilo poético

Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Geralmente a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.
Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão sempre presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

terça-feira, 13 de março de 2012

Governo anuncia implantação do piso do professor já em março para ativos, inativos receberão em quatro parcelas


A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho (FOTO), confirmou que já no salário do mês de março o Governo do Estado implantará o novo Piso Nacional do Professor, no valor de R$ 1.450, para os docentes da ativa da rede pública estadual. No entanto, os servidores inativos receberão o valor dividido em quatro parcelas, que começa a ser implantada a partir de abril.

Durante reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, com a presença da deputada federal Fátima Bezerra, Betânia Ramalho entregou o Novo Projeto de Educação do Rio Grande do Norte, projeto este que ainda se encontra em fase de construção. O documento mostra várias ações realizadas, e outras a serem realizadas pela SEEC, tais como a contratação de professores; repasse de recursos financeiros para as escolas; entrega de ônibus escolares; jornadas pedagógicas; orientações curriculares; aquisição de livros e outros materiais.

Cursos Online Gratuitos - Cursos Competências Transversais

Vagas gratuitas em cursos de iniciação sob a forma de educação a distância, para você que busca desenvolver competências e quer ampliar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

A quem se destinam

A jovens a partir de 14 anos, que estejam cursando, no mínimo, o Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e que possuam CPF.


Cursos disponíveis

Cursos de Iniciação Profissional - Coleção Competências Transversais


Como funcionam os cursos

Você realizará as atividades em um “ambiente virtual de aprendizagem”, um site na internet acessado por meio de login e senha, onde você poderá estudar pela internet e realizar sua avaliação final do curso.

Quem for aprovado receberá um certificado de conclusão emitido pelo SENAI-RJ.


O que é necessário para realizar os cursos

Para participar, é preciso que você tenha acesso a um computador com as seguintes configurações:
- Acesso a internet banda larga de, no mínimo, 300Kbps;
- Memória RAM mínimo 512 MB;
- Kit multimídia;
- Internet Explorer versão 6.0 ou superior.
- Plugin Flash Player;

Como participar

Verifique se você atende aos pré-requisitos dos cursos. Caso tenha interesse, preencha o formulário de cadastro de interesse.