terça-feira, 11 de setembro de 2012

CRIANÇA ENTENDE O QUE É POLÍTICA?


"Mais vale sermos expulsos do convívio dos homens que detestados pelas crianças." (Richard Dana).

Escrevendo os últimos slides da apresentação da minha monografia que será apresentada para a banca examinadora dia 22 de setembro de 2012, pedi ao meu filho Felipemarqueks para escrever um poema dos seus. Ele tem 9 aninhos mas já leu o que muita gente grande ainda nem conhece, e sem dar sugestão alguma sobre o que ele deveria escrever ele me surpreendeu quando leu em voz alta o poema abaixo:

Política

Para que ter prefeitos corruptos
e sujos?
não é ordem e progresso,
não vejo ordem e nem progresso.
Só vejo políticos corruptos.
Eu quero um Brasil melhor!
onde estão os ladrões
nas ruas ou em Brasília?
os políticos compram seu voto
dão o dinheiro público.
Quem vende seu voto
Não tem respeito pelo ser humano.

Juro que ele já tinha me surpreendido em muitas outras ocasiões, mas dessa vez eu fiquei pasmo diante do que ele escreveu. Tenho minha consciência limpa de que não o influenciei a escolher o tema para escrever.

Essa é mais uma prova de que crianças, adolescentes e jovens estão cada vez mais atentos as transformações políticas do nosso país. O tema política tem sim que ser discutido em todas as camadas, porém em vez disso os políticos temem ter uma sociedade esclarecida e politizada. O nível de consciência sobre os direitos deveres dos cidadãos estão a um passo de construir um novo cenário político onde as pessoas saberão reconhecer sua importância, seu valor e sua função social.

O que me deixa emocionado e extremamente feliz é entender que o texto poético rompe com sua qualidade comunicativa e deixa de servir somente ao objetivo de representar a realidade proposta. A poesia expande, transfigura e transgredi novos horizontes.

É impossível aprisionar as palavras pelos seus significados definidos. A palavra é múltipla e o homem múltiplo na sua essência. O verbo poético define o homem numa condição simbólica e sua existência é uma imprecisão fantástica.

Isso me faz lembrar-se da frase de Novais:

"Imaginando oceano, as crianças brincam na poça d'água." 
(Carlos Novais)

Meu filho é um poeta, a poesia serva da linguagem que pela qual se manifesta um veiculo de fantasias, ludicidade, brincadeiras fatores que são preponderantes para se denunciar uma triste e algoz realidade.

REFLITAMOS:

"O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida." (Albert Einstein).

Prof. Irismarqueks A. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário