quinta-feira, 24 de maio de 2012

PROJETO PARCERIAS SINFÔNICAS SESC HOMENAGEIA THOMAZ BABINI

PROJETO SESC

Estimular, disseminar, formar plateias e músicos na música clássica são objetivos do projeto Parcerias Sinfônicas SESC. Por isso, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), começou dia 22, e vai até o dia 25 de maio, um Festival em homenagem ao instrumentista Thomaz Babini. Para render a homenagem, o convidado principal será Ítalo Babini, violoncelista natalense e filho do músico. A programação gratuita acontece no auditório da Escola de Música da UFRN.
Depois de mais de 50 anos sem se apresentar em Natal, Italo Babini volta para tocar Variações Rococó de P. I. Tchaikovsky, com a Orquestra da UFRN (OSUFRN) e com o músico Fabio Presgrave. Outro destaque será o recital com a renomada pianista Ruth Smith, que já se apresentou com músicos do porte de Isaac Stern e Leonard Rose. Os músicos ministrarão também masterclasses para alunos da faculdade e convidados.
Thomaz Babini desembarcou em Natal na primeira década do século XX, e transformou a cidade em um pólo de produção de violoncelistas de importância internacional. Entre eles seu enteado Aldo Parisot (Professor Catedrático da Yale University) e Italo Babini (Primeiro Violoncelo da Detroit Symphony por mais de 40 anos).
Sobre o Parcerias Sinfônicas SESC
O Projeto Parcerias Sinfônicas SESC é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar. Por meio da oferta de concertos e shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, o projeto democratiza o acesso à cultura.
A iniciativa também promove parcerias entre o SESC e orquestras, grupos sinfônicos e camerísticos, solistas, arranjadores, compositores e produtores, estimulando a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia, possibilitando, inclusive, a renovação de expectadores às audições sinfônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário