sábado, 12 de maio de 2012

Criação da Universidade Federal do Seridó foi debatida em audiência pública na Câmara de Caicó



A Câmara Municipal de Caicó realizou ontem sexta-feira, 11 de maio, uma audiência para discutir a criação de Universidade Federal do Seridó. A convocação foi de autoria do presidente da Casa, Leleu Fontes (PSB). Participaram representantes do poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sociedade civil organizada, UFRN, UERN, IFRN e UFERSA, além de autoridades na área educacional, alunos e professores que lotaram o plenário.

A deputada Fátima Bezerra (PT) representou a bancada federal na reunião. Para o procurador do Estado, Nivaldo Brum Vilar Saldanha, que é um dos grandes incentivadores dessa idéia, a conversa de hoje serviu para abrir a discussão com a sociedade. “A gente quer discutir com a sociedade e, partir daí, elaborar um projeto institucional pedagógico. Para isso, queremos o apoio das demais universidades do estado para apresentarmos os resultados à bancada federal, ministério da Educação e presidência da República. Fátima Bezerra disse que o atual momento deve ser aproveitado para ousar. “Isso significa a UFRN apresentar um novo plano de ampliação e expansão do ensino superior no Rio Grande do Norte. O que nós temos que fazer agora é trabalhar com vistas à criação de novos cursos”, disse ao parlamentar se referindo a alguns pleitos da sociedade local, com o curso de Música, Engenharia Civil e de Minas ou até mesmo Medicina.

A vice-reitora da UFRN, Fátima Ximenes, salientou a que universidade está preocupada com a interiorização dos seus cursos e com o aumento do número de vagas. “Posso afirmar que a nossa disposição é buscar a melhoria e as possibilidades do jovem ter acesso a uma universidade pública. Não posso adiantar em quanto tempo teríamos essa nova universidade, mas estamos prevendo em nosso plano de desenvolvimento certamente a ampliação do que temos hoje”, argumentou Ximenes.

Ao final da reunião chegou-se a conclusão da necessidade de criar um comitê para discutir o assunto, o qual seria composto para Câmara, as associações de municípios do Seridó, Agência de Desenvolvimento do Seridó, Igreja e das instituições de ensino superior. “Entendemos a importância de a UFRN estar diretamente inserida dentro da condução desta discussão, para que ela seja tutora do projeto final que será encaminhado para o governo federal”, concluiu Leleu.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário