terça-feira, 17 de abril de 2012

Administrando Pequenas Empresas

Marketing & Vendas

Como fazer o atendimento PÓS VENDA 

 As duas maneiras mais simples de se implantar o PÓS VENDA em sua empresa é por meio do telemarketing ou via e-mail. A empresa deve selecionar uma amostra dos clientes atendidos durante o período e entrar em contato para verificar a satisfação com a qualidade dos produtos ou serviços adquiridos. ´
Para ser eficiente a empresa deve formalizar (antes do contato) um roteiro de perguntas, que deve ser curto porém abrangente. Após a realização dos contatos é necessário que a empresa reuna as informações em um relatório, que deverá ser analisado para correção dos pontos fracos.
 
Idéias de Marketing (boas e baratas)
 
 Muitos pequenos empresários, quando pensam em Marketing, pensam em despesas inviáveis. Mas não é bem assim. É possível utilizar as ferramentas de Marketing em sua empresa de forma econômica.

Confira abaixo algumas dicas:
O primeiro passo é criar um banco de dados de seus clientes. Você não precisa gastar dinheiro comprando programas milionários, vários aplicativos que já vem com o computador podem ser utilizados, até mesmo o editor de textos, gravando a "ficha do cliente" por nome ou CPF/ CNPJ.
  • Determine qual produto ou serviço vai divulgar e crie peças de propaganda você mesmo. Uma boa propaganda deve colocar em destaque três fatores principais: o que você está oferecendo (o que o seu produto ou serviço pode fazer pelo cliente), qual o diferencial de sua empresa e qual a forma de contato.
  • E-mail marketing - é possível enviar propagandas via e-mail para os clientes cadastrados. Faça apenas envios periódicos e se possível com algum propósito (promoção, informativos, etc). Lembre-se de seguir as normas da ABEMD para não ser classificado como Spammer. Acesse: http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/BoasManeiras.aspx
  • Faça uma mala direta - muitas gráficas cobram uma valor baixo por folhetos feitos em quantidade. Mala direta é útil para divulgar seus produtos com baixo custo. E lembre-se, quanto mais fino o papel menos custo de correio.
  • Utilize telemarketing - faça contatos periódicos via telefone com seus clientes e com contatos que não são clientes. Apresente seus produtos, suas novidades e sua empresa!
Fazendo propaganda gratuita
Sua empresa anda sem verba para propaganda?
Utilize releases!
O release é uma "nota" que algumas revistas publicam gratuitamente, para informar ao leitor sobre as novidades em produtos e serviços. Selecione as editoras que lhe interessam e procure na capa o e-mail da redação.
Elabore um texto pequeno (no máximo 10 linhas) e envie juntamente com uma foto.
É uma forma interessante e econômica de divulgar sua empresa!

Dicas para sua propaganda em mídia impressa
Dicas para obter mais retorno com suas propagandas em revistas e jornais:
Antes de fazer uma propaganda, não se esqueça de avaliar o tamanho do público que a mídia alcança. Muitas vezes, as mídias que são muito baratas atingem um público muito pequeno.
Em revistas, procure criar um layout sem excesso de texto e de fotos. Quanto mais objetivo, maior a chance de seus clientes potenciais perceberem sua empresa.
Procure usar as cores de forma que reforcem a imagem de sua empresa, seguindo as cores de seu logotipo.
O melhor local para inserção de uma propaganda em revista é o canto direito superior ou inferior, segundo especialistas da área. No entanto, a maioria das editoras cobram uma taxa para que se determine o local de inserção da sua propaganda. Normalmente esta taxa varia em torno de 20% valor do anúncio.

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