5 dicas importantes para quem está começando a empreenderVocê quer abrir seu próprio negócio? Então saiba que você vai entrar em um novo mundo de possibilidades e desafios, onde muitas pessoas também querem ser empreendedoras e geralmente o são. Uma pesquisa recente mostrou que o Brasil é o país com o maior número de empreendedores do mundo, pena que a maior partes destas novas empresas acabam falindo com o tempo. Fruto de escolhas mal feitas e despreparo dos empreendedores.
Mas então quais são as ações que podem fazer com que você saia deste trágico destino e faça com que sua empresa se sobressaia no mercado? Bom, acredito que cada empreendedor que já passou por isto tenha uma resposta diferente. Podem falar sobre a parte técnica; a importância de saber como criar um plano de negócios, de ficar de olho no fluxo de caixa, de desenvolver uma boa política de compras e pagamentos, ou de ter ferramentas de CRM, etc. Porém, hoje vou falar um pouco das características humanas que considero importantes para o sucesso da empresa:
Fique de olho nas oportunidades e não as deixe escapar: A história nos mostrou que muitas pessoas perderam boas chances de fazer excelentes investimentos em novos negócios por não acreditarem em novas idéias, então fique de olho e tente entender bem uma nova idéia antes de descartá-la. A percepção aguçada para novos negócios é uma grande qualidade do investidor de sucesso.
Olhe mais para si mesmo:  Muitas vezes nós mesmos somos a grande oportunidade de negócio que procuramos. Nossas vivências, experiências, conhecimentos, nossa personalidade, tudo isto pode proporcionar um diferencial competitivo ao negócio. Se você é educado e lida bem com pessoas, poderá desenvolver uma boa equipe de vendas, se é analítico com certeza poderá ter uma boa consultoria, por isso veja sempre você mesmo como uma ferramenta importante em seu negócio. Oauto conhecimento também é fundamental na hora de empreender.
Faça o que realmente gosta: Quando tiver sua empresa, algo será inevitável, o trabalho duro. É um erro a pessoa que inicia um novo negócio achar que vai trabalhar pouco. Ela, provavelmente, vai trabalhar o dobro do que se fosse contratada, porém nada motiva mais o empreendedor do que se sentir bem com seu trabalho, fazendo algo prazeroso. Então, se você gosta muito de motos, por exemplo, pode pensar em ter um negócio voltado para esta área, o entusiasmo vai proporcionar um gás extra para estar sempre se qualificando, se informando e fazendo o melhor em seu trabalho.
Melhorar algo que já é bom: A Apple lança uma nova versão do Iphone atrás da outra, e isto não é por acaso. Em um mercado em que a tecnologia evolui muito rápido, obrigando revisões constantes dos produtos, a principal razão deste aperfeiçoamento é não permitir que os concorrentes façam um produto similar mas com características funcionais superiores. O interessante é que as empresas não tentam criar barreiras para novos entrantes no mercado. Por isso, tente ver boas idéias que não estão sendo usadas com todo vigor e procure aperfeiçoar e transformar esta idéia em algo ainda melhor.
Sucesso é algo que vem com o tempo: Possivelmente, você não terá lucro antes dos 2 anos de vida de um novo negócio, poderá quebrar neste período ou então pode demorar uns 5 a 10 anos para dobrar o tamanho da empresa. Quase tudo relativo aos negócios leva tempo, então seja paciente e fique de olho no seu planejamento, a impaciência e a imprudência podem ser fatais ao seu negócio.
Gostaram das dicas? Então agora é com vocês! Deixem aqui dicas para quem esta começando, bem como as características que acham essenciais para a construção de um negócio de sucesso. Participem!
Leia também:
  1. Primeiro emprego – 10 dicas para quem está começando
  2. Está começando a empreender? Saiba o que perguntar ao contador
  3. Dicas para empreendedores: Como gerenciar o crescimento da empresa
  4. Oito dicas para quem trabalha em casa