quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fátima Bezerra admite disputar o Senado em 2014

A deputada Federal Fátima Bezerra, admitiu, em entrevista a O JORNAL DE HOJE, que “a tendência é que eu seja candidata ao Senado”.

A parlamentar do PT fala, pela primeira vez, de forma mais direta, na possibilidade de disputar a eleição majoritária de 2014 como candidata à vaga do senador Garibaldi Alves, que assumiu a titularidade da cadeira quando Rosalba tomou posse no Governo.

Fátima Bezerra vive um grande momento em sua carreira política vitoriosa, que saiu das lutas sindicais em defesa dos profissionais da Educação, para ser deputada Estadual de oposição e mais votada deputada Federal do Estado que acolheu essa lutadora paraibana.

O cenário de 2014 ainda não é nítido, pois há uma catarata cronológica a desfocar os protagonistas que irão disputar ou apoiar os candidatos ao Governo e ao Senado.

Mesmo com essa distância, que não permite grandes e precisas avaliações, é possível sentir que já há pelo menos quatro candidatos em busca da mesma vaga, mesmo que haja modificações no percurso; o que certamente irá ocorrer.


O vice-governador Robinson Faria foi alijado do sistema que ajudou a eleger porque sonhou alto em ser senador e seu sonho foi ouvido por quem não queria que ele se transformasse em realidade.

Com o rompimento, Robinson ainda visualiza de longe o desejo de ser candidato a senador, mas ficou empolgado com a possibilidade de ser o candidato da oposição ao Governo do Estado, onde disputaria contra Rosalba Ciarlini, sua ex-aliada.

Wilma de Faria, assim como Robinson, mantém o sonho de ser senadora, mas seu projeto é passível de mudança com a campanha de 2012, que pode sinalizar para 2014 com força para voltar ao Governo ou realmente tentar o cargo que sempre almejou.

Henrique Alves já não consegue esconder que seu projeto é ser senador da República numa chapa com Rosalba disputando a reeleição. É inegável que o líder do PMDB é um forte candidato, mas seus projetos vão depender do sucesso em sua postulação pela presidência da Câmara e de como estará a receptividade popular ao Governo de Rosalba.

Aliás, Henrique também pode ser candidato ao Governo, caso Rosalba siga no desgaste à la Micarla e não consiga reverter a desaprovação da gestão e a rejeição ao seu nome.

Portanto, Fátima Bezerra é o nome que virá com o aval do Palácio do Planalto para ser senadora da República numa chapa de oposição ao sistema liderado pela governadora Rosalba Ciarlini.

O grupo que pode fortalecer o palanque de Fátima é justamente a coalização que tende a se formar com a saída de Robinson Faria do Governo, o fortalecimento de Wilma na oposição e o crescimento do PT e de seus aliados na eleição municipal.

Em princípio, a chapa poderia ser formada por Robinson para o Governo e Fátima para o Senado, a depender da situação de Wilma, se eleita prefeita de Natal ou não. De acordo com o resultado da capital, a mãe de Lauro pode entrar na chapa ou ser apoiadora forte no maior colégio eleitorado do Estado.

Tudo pode e vai sofrer alteração. Mas hoje, a novidade é a disposição de Fátima Bezerra de admitir que pode realmente disputar o Senado.

Um detalhe que faz cada vez mais diferença junto ao eleitorado: Fátima é ficha limpa, tem discurso consistente e uma história de luta invejável, além do respaldo político de partidos que poderão se agregar ao projeto macro, que inclui também a sucessão presidencial.

Com informações do Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário