quarta-feira, 12 de abril de 2017

150 anos de O Capital


Das-Kapital
Há 150 anos era publicado o livro I da magnum opus de Karl Marx, Das Kapital. Resultado de duas décadas de pesquisa sobre o modo de produção capitalista, iniciada ainda em 1844 com os Manuscritos Econômico-FilosóficosO Capital se propunha a ser uma “crítica da economia política”; ou seja, crítica da ordem social do capital e de sua mais elaborada representação ideológica. As categorias da economia burguesa eram deslindadas progressivamente não apenas em seu aspecto puramente econômico, mas também em sua dimensão política e ideológica, num movimento totalizante de compreensão do fenômeno social que partia de sua manifestação mais imediata, para a evidenciação de suas múltiplas determinações e conexões. Assim, apareciam não apenas as relações de exploração, como fundamento do processo de acumulação de capital, mas também o caráter alienante do trabalho e o conteúdo meramente formal da igualdade e da liberdade vislumbradas pela legalidade burguesa.
Quando lançado em alemão, o livro I não teve a repercussão esperada por seu autor, principalmente junto à classe operária. Pelo restante de sua vida, Marx não conseguiu publicar as partes posteriores de seu plano de pesquisa, dedicando-se em certa medida a divulgar o livro I e a organizar sua edição em outras línguas. Assim deixou pilhas de notas em estágios variados de sistematização e acabamento, que foram editadas e complementadas por Engels e publicadas como os livros segundo, em 1885, e terceiro, em 1894. Antes de morrer, Engels passou a tarefa de edição do livro quarto a Kautsky, que o publicou apenas em 1905. Apesar de todas essas vicissitudes nos cento e cinqüenta anos seguintes O Capital se tornou uma das obras mais traduzidas, comentadas e influentes do mundo, lido por acadêmicos, executivos, mas principalmente pelos lutadores sociais com o propósito não apenas de compreender a ordem social do capital, mas de aboli-la.
O presente dossiê – por ocasião do sesquicentenário da primeira edição de O Capital -, busca mostrar a atualidade desta obra para o conhecimento das estruturas e dinâmica do capitalismo contemporâneo e sua indispensabilidade como instrumento para todos e todas que visam a sua radical transformação.
Editoria
*****
I. O Capital, Karl Marx
Das Kapital, Marx Engels Werke Band 23 (em alemão)
O Capital. Volume 1, tomo 1
O CapitalVolume 1, tomo 2
O Capital. Volume 2, tomo 3
O CapitalVolume 3, tomo 4
O CapitalVolume 3, tomo 5
Capital. A critical of political economy. Volume I
Capital. A critical of political economy. Volume II
Capital. A critical of political economy. Volume III
II. Textos correlatos de Marx:
III. Materiais didáticos
O Capital. Manga (parte I)
O Capital. Manga (parte II)
IV. Comentários e leituras da obra de Marx:
Alfredo Saad-Filho. The value of Marx
Frederic Jameson. Filmar O Capital?
Eginardo Pires. Valor e acumulação
Jacques Bidet. Que faire du Capital?
Jorge Grespan. A dialética do avesso
Louis Althusser. Como ler “O Capital“
Louis Althusser, Jacques Rancière e Pierre Macherey. Ler O Capital (vol 1)
Louis Althusser, Étienne Balibar e Roger Establet. Ler O Capital (vol 2.)
Richard D. Wolf e Stephen A. Resnick. Economics: Marxian vs neoclassical
Simon Mohun (org.). Debates in Value Theory
V. Vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário