sexta-feira, 17 de julho de 2015

Sesc abre inscrições para o 1º curso gratuito de folclore e cultura popular


O Serviço Social do Comércio (Sesc) está com inscrições abertas de 15/07 a 15/08 para a primeira turma do curso gratuito de folclore, que será oferecido nos sábados do meses de agosto, setembro e outubro.A iniciativa tem a parceria da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore e o apoio da Fundação José Augusto.
 
As vagas são limitadas (80 no total) e direcionadas aos professores, artistas, agentes culturais, entidades sociais, instituições ou pessoas ligadas a entidades culturais e à educação.

O curso tem carga horária de 40 horas, sendo 36 horas presenciais e 04 horas de atividades complementares com pesquisa, produção de texto sobre temáticas ligadas à cultura popular. As aulas começam no dia 15 de agosto, das 8h30 às 12h30, na Cidade da Criança, localizada na Av. Rodrigues Alves, S/N, no bairro de Petropólis.  As temáticas contemplarão os principais tópicos da cultura popular, desde as conceituações e atualidades do que é folclore, passando pela medicina popular, artesanato, turismo religioso, cordel. 

Outro destaque são os palestrantes que incluem membros da Comissão Norte-Rio-Grandense de folclore, autoridades na área de outros estados, escritores, historiadores e estudiosos sobre o tema.

Na aula inaugural (15/08), teremos como palestrantes os professores Severino Vicente (Comissão Nacional de Folclore), Doutor Osvaldo Trigueiro (PB) e Doutor Severino Lucena (PE). O conteúdo irá abordar as conceituações de folclore, as festas populares e folk comunicação. Todo o material será disponibilizado aos alunos.  Ao final do curso os participantes irão receber certificado.

Mostra Sesc de Arte e Cultura

A Mostra Sesc de Arte e Cultura tem como objetivo tornar-se um instrumento de promoção e resgate à cultura, ao acesso à informação, conhecimento, e ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para que a comunidade desenvolva o gosto pela arte, através de apresentações artísticas, palestras, documentários, exposições  que remetam a representação simbólica do fazer popular.

O curso de folclore e cultura popular é uma dessas atividades que contempla a Mostra Sesc de Arte e Cultura, promovida pelo Sistema Fecomércio, com realização Sesc RN.

A novidade nesta 9ª edição do evento será o formato, que anteriormente era realizado no Sesc Ler Zona Norte, e agora passa a ser desenvolvida em Escolas Públicas de São Gonçalo do Amarante, Natal e região. Também teremos apresentações no município de Ceará-Mirim. 

Serviço: 
O quê? Inscrições para o 1º curso de folclore e cultura popular. 
Quando? 15/07 a 15/08/2015| No Sesc Zona Norte (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou na Cidade da Criança (terça a domingo, das 8h às 17h)
Realização do curso? Sempre aos sábados.
Agosto - 15 22 e 29/08
Setembro - 05, 12, 19 e 26/09
Outubro - 03 e 10/10 
VAGAS LIMITADAS
Saiba mais em www.sescrn.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário