quinta-feira, 19 de março de 2015

Imersão Latina participa do Fórum Mundial de Mídia Livre da Tunísia na próxima semana

Do Imersão Latina 


A participação do Imersão Latina no Fórum Social Mundial e Fórum Mundial de Mídia Livre será na próxima semana, de 22 a 28 de março em Tunis, Tunísia. Os fóruns sempre foram muito importantes para o Imersão Latina e estamos integrados ao processo deste o início, já que este foi um dos grandes motivadores na criação do Instituto. A primeira vez que o Imersão Latina foi apresentado, foi exatamente no Fórum Social Policêntrico da Venezuela em 2006. O Imel será representado nesta edição pelo vice-presidente Nelson Pombo Junior que vai coordenar a atividade Cine Medios Libres em defesa do midiativismo. Será realizada a difusão de vídeos realizados por produtores independentes no evento.

O Fórum Mundial de Mídia Livre será de 22 a 28 de março, a Tunísia receberá a 4a edição do Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), na Universidade El Manar, em Tunis. O FMML nasceu no âmbito do processo dos Fóruns sociais, por meio da iniciativa de defensores da liberdade de expressão e ativistas da luta por outra comunicação. São militantes envolvidos na história de inúmeras experiências e batalhas conduzidas pela mídia independente.

 A 4ª edição do FMML acontece dois anos após o último encontro do Fórum, que reuniu, também na Tunísia, blogueiros, jornalistas, organizações da sociedade civil, produtores audiovisuais, desenvolvedores de software, hackers, pesquisadores e comunicadores populares. A diversidade de perfis e iniciativas permitiu trocas muito ricas sobre liberdade de expressão, produção de conhecimento, os desafios da internet, das rádios comunitárias, a reapropriação da informação, softwares livres e outros tantos temas discutidos.

A última edição do FMML também foi rica em termos das perspectivas para a continuidade da luta pelo direito à comunicação em todo o mundo. Os diferentes sujeitos envolvidos no processo de construção do FMML se encontrarão novamente então em 2015.

Como da última vez, o próximo FMML começará dois dias antes do Fórum Social Mundial (que acontece de 24 a 28 de março) e continuará com atividades ao longo do FSM. Será uma oportunidade de aprofundar todos esses debates e consolidar articulações e convergências entre as diferentes iniciativas que participam deste processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário