sexta-feira, 13 de março de 2015

Cinema pela Verdade exibe filmes sobre ditadura militar no Brasil

Sexta, 13 de março de 2015.

Em sua quarta edição, a Mostra Cinema pela Verdade exibe, na próxima quinta-feira, 19 de março, o documentário “Democracia em Preto e Branco”, do diretor Pedro Asbeg. A exibição acontece a partir das 19h no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Aberta ao público, a Mostra exibe gratuitamente filmes seguidos de debates que ajudam a provocar reflexões sobre um tema em destaque, no caso, a ditadura civil-militar, já que em 2015 se completam 30 anos do fim desse período político no Brasil.

O Cinema pela Verdade é realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o BNDES e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, e tem como objetivo fomentar a discussão em torno da ditadura civil-militar, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro.

Em Natal, o agente mobilizador do projeto é Renata Nascimento, estudante de jornalismo da UFRN, que conta com o apoio do Cineclube Natal e de Nalva Melo Café Salão. Nas três edições anteriores, a Mostra Cinema pela Verdade atingiu um público de 54.728 pessoas. Foram 12 filmes exibidos em 623 sessões nas 27 unidades federativas participantes do projeto. Ao todo, 1.124 debatedores participaram em 605 debates realizados.

 PROGRAMAÇÃO  
19 de março, quinta-feira
19h – Exibição do filme “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg.
Local: Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, no Campus Central da UFRN
Debate: às 20h30 com o advogado cassado pelo regime militar Juliano Homem de Siqueira e o diretor do Cineclube Natal e coordenador do Cinema Pela Verdade 2015 em Natal, Nelson Marques. O debate vai ser mediado por Renata Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário