quarta-feira, 4 de março de 2015

A CULPA É DO ESTÔMAGO?







Na minoria dos casos. O estômago é responsável pela halitose em menos de 5% dos casos, sendo que mais de 90% dos casos são causados no ambiente bucal, principalmente na língua.

Se analisarmos o funcionamento normal do estômago, veremos que os movimentos peristálticos do aparelho digestivo não favorecem o retorno dos odores estomacais e, além disso, existem esfíncteres gastrintestinais (válvulas que se fecham depois da passagem dos alimentos) que não permitem a passagem dos odores estomacais para o meio externo.

Assim, o mau hálito pode ser atribuído ao estômago apenas em duas situações básicas: eructação gástrica (“arroto”), e refluxo gastroesofágico alto, quando há uma deficiência no funcionamento da válvula que separa o esôfago do estômago, com vazamento dos gases presentes nesse órgão tanto pela boca quanto pelo ar expirado pelas narinas. É importante salientar que nem todos os refluxos causam halitose e, quando causam, não é com cheiro de enxofre (parecido com odor de ovo podre), e sim com cheiro de vômito ou de arroto.

Assim, se seu hálito tem odor de enxofre e se o cheiro desagradável é eliminado apenas pela boca, pare de culpar o coitado do estômago e faça uma avaliação bucal aprofundada com um profissional capacitado na área (Cirurgião-Dentista). Só com um diagnóstico preciso é possível ter um tratamento eficaz e duradouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário