sábado, 13 de dezembro de 2014

A vala "comum" da rua Joaquim Hipólito - Parazinho/RN

Quem são os culpados?

De vez em quando me deparo com comentários que colocam a prefeitura municipal em uma condição de culpa porque a estrutura da vala que se encontra na Rua Joaquim Hipólito está entregue as ruínas. É impressionante como procuramos sempre culpados para os nossos erros.

É constante e notório os relatos de que moradores da rua citada e de outras ruas da cidade é quem vandalizam aquele espaço, muitas vezes por ignorância outras vezes orientado por uma pequena elite burguesa que perdeu o controle do poder político e decisório da cidade. Há muitos falsos discursos sobre ética e moral disseminados indiscriminadamente que nos cobram uma postura de bons cidadãos, porém, na prática todos são culpados pela desgraça da hipocrisia e da mentira sempre apontando o outro como culpado.

Façamos uma autoanálise, se nos discursos cobramos da prefeitura municipal urgência na restauração da VALA, cobremos de nós outra postura menos fingida. Porque cidadãos ditos de bem, destroem o patrimônio da cidade? Porque uma pequena elite burguesa de cidadãos acima de qualquer suspeita, formadores de opinião e de uma condição de escolaridade privilegiada financiam ideologicamente e financeiramente estas ações?

Essas perguntas não são retóricas!

Para refletir...

Desconfiem dos sábios e dos grandes argumentadores. Eles esmorecem à volta dos problemas [...], a sua curiosidade é uma avareza espiritual que é insaciável. São como os conquistadores que destroem o mundo sem o possuir.
-- François Fénelon

Prof. Irismarqueks Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário