segunda-feira, 8 de julho de 2013

A importância do café da manhã ou desjejum

 O café da manhã ou desjejum apresenta um importante papel no que se refere à alimentação, por ser a primeira fonte de nutrientes que o corpo recebe para garantir a energia necessária às atividades de cada indivíduo durante o seu dia.

Os alimentos mais indicados para o consumo neste horário são basicamente:

- Carboidratos:
Pães,  torradas, cereais matinais,bolachas e barrinhas de cereais ( preferencialmente 1 a 2 tipos de alimentos deste grupo ). Para quem busca redução do peso cuidar com as quantidades e evitar os que apresentam maior adição de açúcar e gorduras principalmente os doces e recheados. Valorizar produtos integrais.

- Frutas:
É importante que pelo menos uma opção de fruta esteja presente no café da manhã . Quanto maior a diversidade deste grupo, melhor o aproveitamento de vitaminas e minerais , os quais variam de fruta para fruta

- Leite e derivados (queijos e iogurtes):
Ingira pelo menos 1 a 2 opções.Valorizar as versões que são desnatadas.
Não se alimentar pela manhã pode interferir na concentração e no desempenho das atividades realizadas no início e no decorrer do dia. Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar interfere também no gasto energético do corpo.

O metabolismo fica mais lento, pois o corpo tende a economizar energia por não saber “quando será a sua próxima refeição”. Isto é péssimo principalmente para quem quer emagrecer. O café da manhã é um auxílio no controle do apetite para as próximas refeições do dia, além disso, estimula o gasto de energia para digestão e absorção dos alimentos consumidos. As pessoas devem sim tomar o café da manhã, mas é necessário que cuidem das quantidades e valorizem alimentos saudáveis para tal momento.

CAPRICHE NA DOSE DE SAÚDE DE SEU CAFÉ DA MANHÃ!!!!
Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista - CRN 1004. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário