sexta-feira, 24 de maio de 2013

QUANTO FIZEMOS EM 5 MEMES SOB NOVA ADMINISTRAÇÃO?


Hoje pela manhã acordei com uma vontade nobre de escrever sobre minha cidade. Sou um suspeito, marcado e provavelmente culpado de ser apaixonado por Parazinho, cidade que me acolheu na fase mais importante do meu desenvolvimento – minha infância.

Vendo e vivendo assim de perto esses últimos 5 meses de mudança administrativa, paro para pensar e as vezes ainda me parece um cenário um tanto utópico. Novas pessoas com formação intelectual diferente, com anseios e sonhos coletivos, uma espécie de desejo de acerto misturado a vontade de acertar ainda mais.

Se não me falha esta jovem, porém muito usada memória nossa cidade passou por uma transformação muito radical. Não me refiro a mudanças de infraestrutura, como construções prediais. Faço alusão a mudança de postura holística onde as pessoas são respeitadas não pela bandeira política, mas pela essência humana.

O conhecimento tem seu valor equivalente a liberdade de ser gente, ou melhor, gente da gente. Em todo caso, minha memória já desgastada pelo uso frequente me faz listar algumas outras atividades desenvolvidas durante esses últimos 5 meses:
 

Na SAÚDE são alguns dos melhoramentos

Contratação de profissionais e serviços para o atendimento a população do município, tais como: Cardiologista, ultrassonografia, Cirurgião e Nutricionista exclusiva para o atendimento dos usuários da saúde;

Compra de todos os materiais da maternidade garantindo os primeiros partos em pouco mais de 8 anos;

Ultrassonografia em Pereiros, atendimento de psicologia clínica e realização de exames clínicos sem a necessidade do deslocamento dos moradores para a sede do município cerca de 20 km. Além da reforma e ampliação de toda unidade de saúde já prevista para junho/2013;

Aconteceu recentemente a reforma nas unidades de atendimento, antes os bancos eram de cimento e cadeiras plásticas em um espaço muito quente... Já chegaram condicionadores de ar para serem instalados em breve e cadeiras acolchoadas, a intenção é melhorar atendimento ao usuário que merece respeito e cidadania;

Por fim, está prevista uma (Unidade de Saúde) no Assentamento 1º de junho em (breve).

 
Na ASSITÊNCIA SOCIAL são alguns dos melhoramentos

Ampliação da oferta dos Kits Bebês para o atendimento a uma demanda muito maior das mães grávidas do município e reuniões ordinárias com gestantes para orientação psicossocial.

Expedição de documentos pessoais com regularidade, quebrando o círculo vicioso de se fazer somente o título de eleitor em época d campanha politica;

Atendimento com 2 advogadas com atendimentos semanais para beneficiários da assistência social e conselho tutelar.

Distribuição 8 toneladas de peixe na semana santa com peixes de excelente qualidade além de 3 toneladas de arroz. Uma atenção especial em uma semana valiosíssima para os cristãos.

Oferta de aproximadamente 200 vagas de cursos profissionalizantes do PRONATEC SOCIAL previstas até dezembro/2013 com mais de 100 vagas já preenchidas e em andamento.

Cadastro das populações carentes para a construção de casas de alvenarias. Infelizmente ainda há muitas casas de taipa no município. No padrão de vida que temos hoje é muito triste ver tantas famílias em situação de vulnerabilidade social e sem moradia digna.

Esta sendo implantado o Plano de controle da natalidade e estudada a possibilidade de oferecer as mulheres a partir dos 25 anos de idade e a partir de 3 filhos cirurgias de laqueadura (ligação de trompas).

Reforma e ampliação do CRAS com ambientes climatizados e com acessibilidade como determina as orientações do Ministério de Desenvolvimento Social de infraestrutura necessária para o atendimento aos usuários dos programas sociais, como por exemplo, os beneficiários do BOLSA FAMÍLIA.

Cardápio elaborado pela nutricionista especialmente para os seguintes grupos: Idosos que frequentam o espaço para eles reservados no município, Gestantes, grupos do PETI e PROJOVEM.

Unificação da Secretária de Assistência Social com a Habitação dando ênfase a questão habitacional de forma prioritária.

 
Na AGRICULTURA são alguns dos melhoramentos

O maior corte de terra em 50 anos de emancipação do município de Parazinho, antes eram 2 horas apenas de corte. Em 2013 foram cortadas quantas horas fossem necessárias aos agricultores familiares;

Parceria entre Prefeitura, Secretaria de Agricultura e a empresa de energia eólica WOBBEN para construção da pista de que dar acesso ao assentamento 1º de junho, garantindo melhorias na qualidade de vida dos agricultores que ali são moradores;

Realização de cursos profissionalizantes para os agricultores das diversas comunidades rurais de Parazinho – RN.


Na EDUCAÇÃO são alguns dos melhoramentos

Ampliação do PROERD – Programa Educacional de Resistência ás Drogas nas escolas de ensino fundamental; Efetivação concreta do PROGRAMA + EDUCAÇÃO – Preparação para a escola integral no município; Criação exclusiva e digna de admiração das Coordenadorias de Cultura e Juventude em funcionamento;

Previsão para climatização das escolas municipais;

Inicio da fase de matrícula para funcionamento da Creche Municipal Francione Dias na Rua Joaquim de Castro depois da visita da secretária de educação em Brasília/DF no mês de maio.

Contratação de professores graduados de acordo com as disciplinas específicas, evitando defasagem no aprendizado dos alunos.

Realização com parcerias da 1ª Semana da Água com atividades de caráter socioambiental e educacional, com diversas oficinas para professores, alunos e população em geral.

Realização da 1ª Conferência Municipal de Educação do município de Parazinho, garantindo o livre debate das questões educacionais em âmbito local, estadual e nacional.

Implantação do Controle Social nas escolas com atendimento psicossocial garantindo atenção especial aos alunos da rede pública de ensino.

Desjejum na educação infantil; Garantia do piso salarial para todos os professores de carreira desde janeiro/2013; Implantação do Prorama GESTAO NOTA 1; Implantação do PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa;

Brinquedotecas para as escolas municipais compradas com recursos da PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAZINHO.

Garantia de Água doce
para a Escola Municpal Alexandre Câmara em Pereiros. Antes os alunos só tinha acesso a água de péssima qualidade, além de salobra também era armazenada de forma irregular em um tanque no chão.

 
Na ADMINISTRAÇÃO GERAL são alguns dos avanços

Informatização sistema de recadastramento dos funcionários municipais;

Criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que através da Secretária já começa os preparativos para a 1ª Conferênica Municipal de Meio Ambiente e Plano Municipal para destinação dos residuos sólidos gerados pelas atividades das empresas no município.

Criação da Secretaria Municipal de Obras; Implantação da controladoria pública municipal.

Implantação da Usina de Residuos Sólidos para os próximos meses com construção prevista nas proximidades de Pereiros. a estimativa é gerar de 400 a 500 empregos diretos.

Ainda tem muita coisa pra se lembrar, mas sinceramente ando usando muito minha pobre memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário