terça-feira, 14 de agosto de 2012

Polêmica à vista: Proposta quer acabar com salários de vereadores

















No ano em que os brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e representantes das Câmaras Municipais, chega à Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o salários dos vereadores no país. De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país.


Limite

Além disso, a PEC limita o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal. “Estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores”, argumenta o senador.
Sem interesse econômicoCom essa medida, acredita ele, os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo “em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional”. Portanto, para o senador, serão selecionados candidatos comprometidos com a ética, o interesse público e o desenvolvimento local.


Redução dos gastos
O senador avalia que a proposta, se aprovada, trará um impacto positivo para os cofres públicos dos pequenos municípios. Ele lembra que o número de vereadores no país pode superar a marca de 59 mil nas eleições de 2012. Quase sete mil a mais do que o número de eleitos para as câmaras municipais em 2008, o que representa, conforme assinala Cyro Miranda, “um aumento significativo nos gastos públicos municipais”.

3 comentários:

  1. QUERO VER GIL VENÂNCIO SAIR CANDIDATO AGORA, MESMO QUE PUDESSE SAIR QUANDO SOUBESSE QUE NÃO SERIA REMUNERADO PULARIA FORA.

    R.R.SOUZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez se olha para a história desse grande politico que é gil venâncio não fala se tanta besteira...

      Excluir
  2. OS VEREADORES FAZEM CARREIRA NA POLÍTICA E FICAM CADA VEZ MAIS RICOS. JÁ O POVO FICA EM SEGUNDO PLANO. ACORDA PARAZINHO/RN.

    SÔNIA M. SILVA

    ResponderExcluir