quinta-feira, 9 de agosto de 2012

NÃO VENDO MEU VOTO, e VOCÊ?


Direito Eleitoral para todos: compra de votos

Quando se fala em compra de votos, logo vem à cabeça a imagem de um político que, aproveitando-se da situação de pobreza e da falta de esclarecimento, oferece ao eleitor um dinheirinho, um par de sapatos ou um saco de cimento em troca do voto.

Contudo, a compra de votos, também chamada de captação ilícita de sufrágio, é muito mais do que isso.

A promessa de um cargo na Administração do município, o simples oferecimento de um bem material para o eleitor, ainda que esse não aceite a vantagem, ou mesmo atos de violência ou grave ameaça direcionados a eleitores podem caracterizar a compra de votos.

Um comentário:

  1. só uma pessoa sem dignidade sem competência para trabalhar e lutar pelos seus ideais "vende seu voto", aprendi no ensino fundamental que quando os portugueses chegaram no Brasil os indígenas se vendiam em troca de espelho, roupas etc. isso muito me chamou a atenção que absurdo pessoas sendo moeda de troca isso em 1500, imagine em pleno seculo XXI pessoas que agem não como os índios mas sim como primitivos. vamos dizer não a esses corruptos e mostra que pessoas não tem preço tem valores. viva a democracia.

    ResponderExcluir