quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vestibular UFRN - A mudança e as consequências


A adoção das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção e ingresso de estudantes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o preenchimento de 50% das vagas em 2013, foi autorizada como forma de democratizar o acesso. Cerca de 3.300 vagas, de acordo com Pró-reitor adjunto Adelardo Medeiros, deverão ser conquistada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) - que se vale das notas do Enem. O quadro de vagas para ingresso em 2013, entretanto, para ambos os processos seletivos (vestibular e SiSU) deve ser aprovado, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN, até dia 15 de maio, explica o pró-reitor. Para 2014, a totalidade das vagas serão preenchidas via SiSU. 

Todos os alunos podem concorrer palas duas formas de ingresso. "Entendemos que não houve aumento ou diminuição na chance de ingresso para nenhum estudante. O que ocorreu foi uma democratização da possibilidade de concorrer à vaga, com o aumento do número de vagas oferecidas via SiSU", avalia o pró-reitor Adelardo Medeiros.

Não haverá modificação importante no modelo do vestibular 2013 da UFRN, no que diz respeito à metodologia de aplicação, conteúdos, estilo de questões e formato das provas. A realização das provas pela Comperve deve seguir o calendário de anos anteriores, no final de novembro. A divulgação do resultado acontecerá tão logo esteja disponível.

"Apenas o número de vagas oferecidas será menor em relação ao ano anterior, já que as demais vagas serão oferecidas via SiSU", resume Medeiros. As vagas serão distribuídas aproximadamente 50% para cada um dos processos seletivos, com exceção dos cursos que já faziam a seleção inteiramente pelo SiSU, que permanecem desta forma. No ano passado foram ofertadas 385 vagas em onze cursos, pelo sistema Enem/SiSU.

Outra alteração é que não haverá aprovados via vestibular para o segundo semestre, já que só serão oferecidas vagas para o primeiro semestre. As vagas para o segundo semestre serão oferecidas via SiSU, que terá duas edições a partir deste ano. A quase totalidade dos cursos oferecerá vagas pelos dois processos.

Apesar da polêmica e descrença no Enem, levada por fraudes e falhas no processo, o pró-reitor Adelardo Medeiros , assegura que o processo é seguro. Em 2011, o exame contou com 6,2 milhões de inscritos e foram detectados problemas em provas de aproximadamente 640 alunos, ou seja, um total de 0,01%. "Evidentemente que se deseja que não ocorra nenhum erro, mas entendemos que todo processo seletivo infelizmente é sujeito a falhas", analisa. O mais importante, acrescenta Adelardo Medeiros, são as soluções tomadas pelo Ministério da Educação para "não comprometer o processo seletivo via SiSU".

O pró-reitor considera que a mudança só agrega benefícios aos estudantes e não deverá causar muito impacto na rotina de estudos em preparação as provas, devido as metodologia de ensino. "Já desde alguns anos a matriz curricular que é adotada no vestibular UFRN é similar ao programa do ENEM, de tal forma que o aluno que estuda para uma das formas de ingresso também estará preparado para a outra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário