segunda-feira, 14 de maio de 2012

Telemedicina vira realidade em Caicó



O Programa de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), pelo qual exames são feitos por telefonia fixa, celular ou internet, já é realidade em Caicó, que foi escolhido como um dos municípios modelos para a implantação do Serviço. Os  resultados estão sendo positivos para a saúde pública do Rio Grande do Norte.





No ano de 2012, até agora, foram realizados 42.639 exames, gerando 77.193 diagnósticos. A Sesap implantou 238 aparelhos de telecardiologia em todo o Estado. Desde o início da implantação do programa, em setembro de 2010, até a primeira semana do mês de maio de 2012, foram realizados 130.000 exames com 231.142 diagnósticos, sendo 6.171 de infartos.

Segundo o coordenador do Programa de Telemedicina, Carlos Eduardo Costa, outras variantes deverão ser implantadas no Estado. “O Tele MAPA [Pressão Arterial] e o Tele Holder [frequência cardíaca] foram implantados como projeto piloto, além da capital, em Caicó e São José de Mipibu, e  deve ser implantado também nos municípios de João Câmara e Caraúbas”.

O Projeto de Telemedicina foi aprovado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. Como é impossível ter um cardiologista em cada município do Estado, e o eletrocardiograma, geralmente, precisa de um cardiologista para ser interpretado, a Telemedicina é um suporte importante para cobrir locais sem a presença desse profissional. O equipamento portátil registra um eletrocardiograma com 12 derivações (convencional) simultâneas.

Com Kelly Barros/via V&C

Nenhum comentário:

Postar um comentário