domingo, 13 de maio de 2012

Presidente francês Nicolas Sarkozy, que perdeu a reeleição no último domingo...


PARIS – O presidente francês de saída, Nicolas Sarkozy, que gozou de imunidade legal nos últimos cinco anos, poderá em breve ser forçado a explicar-se a magistrados em três escândalos financeiros distintos que o perseguiram durante seu tempo no poder.

Presidente francês Nicolas Sarkozy, que perdeu a reeleição no último domingo, precisará explicar escândalos financeiros e evolução patrimonial durante os anos de poder

Presidente francês Nicolas Sarkozy, que perdeu a reeleição no último domingo, precisará explicar escândalos financeiros e evolução patrimonial durante os anos de poder.

A Constituição da França diz que um presidente não pode ser obrigado a testemunhar ou ser investigado ou processado até um mês após deixar o cargo, um privilégio que terminará em meados de junho para Sarkozy, que entrega o poder em 15 de maio para o socialista François Hollande.

Assim, ficará aberto o caminho para Sarkozy ser convocado para interrogatórios por investigadores judiciais que investigam assuntos obscuros, incluindo a venda de submarinos na década de 1990 para o Paquistão e as relações entre Sarkozy, seu partido e a mulher mais rica da França.

“Está escrito, preto no branco, que o processo inicia-se ao final do prazo de um mês após o final das suas funções”, disse Matthieu Bonduelle, presidente do sindicato dos magistrados da França.
Sarkozy negou envolvimento em qualquer dos casos, que já desencadearam investigações judiciais e envolveram alguns de seus amigos ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário