segunda-feira, 26 de março de 2012

Concentre-se e passe em concurso público: 12 dicas!

12 dicas: Concentração e concurso público até passar

Concentração para estudar para concurso é essencial

Muitos concurseiros têm dificuldade de concentração, enquanto estudam. Estudar para concurso público sem concentração é como tentar encher um balde furado: não funciona! Seguem 12 dicas e estratégias para aumentar a sua concentração.

1. Fazer mais cinco

Este tipo de mantra é o melhor a dizer quando você sente vontade de desistir do concurso. Por exemplo, se você sente que já não quer ler ou escrever mais, diga a si mesmo para fazer apenas mais cinco páginas. Treina sua resistência mental e concentração.

2. Chuva de idéias: Inundação de pensamentos

Às vezes você sente sua mente carregada com muitas idéias desconectadas. Ao invés de se concentrar em todas, priorize tarefas. Por exemplo, você não pode deixar de pensar nas provas do concurso. Diga a sua mente que você vai pensar como serão os testes do concurso após ter estudado a quota do dia. Sua mente, então, estabelece o fechamento e permite que você se concentre em aprender.

3. Treine-se para ter a “visão de túnel”

Coloque as mãos em torno dos olhos. Isso pode servir como um gatilho para sua mente se concentrar em uma atividade em particular. Por exemplo, você está em um ambiente tumultuado e precisa estudar para seu concurso: suas mãos ao redor dos olhos podem dar ao seu cérebro a chave do foco e mantê-lo na trilha para passar na seleção.

4. Tenha um bloquinho e uma caneta à mão

Quando um pensamento vem à sua cabeça e te faz perder o foco, anote esse pensamento imediatamente. Escrevê-lo é uma forma eficaz para tirá-lo de sua mente e se concentrar no estudo para o concurso.

5. Dê um tempo!

Afinal, você não é uma máquina! Precisa fazer pausa para continuar a concentração nos estudos. É uma boa maneira de quebrar em partes, as tarefas para o concurso que ficam muito mais administráveis.

6. Marque o início e da sua dispersão

Ao estudar para seu concurso, marque o tempo que você começa até quando sua mente comece a divagar e perder a concentração. Isso ajuda a saber exatamente como planejar seus intervalos e estratégias de foco no concurso.

7. Varie suas atividades

Uma mente entediada só vai flutuar e afasta-lo do concurso. Então, leia, escreva, assista aulas no computador, faça exercícios para um mesmo assunto.

8. A melhor hora

Estude na hora do dia você trabalha melhor. Algumas pessoas preferem bem no início da manhã, outras só à noite. Você sabe o que funciona melhor para você passar no concurso público.

9. Invista em sua força de vontade

Todos temos força para dirigir nossa vontade. Recorra à sua para se manter a concentração no concurso, mesmo que a tentação para desviar olhos, ouvidos e pensamentos seja grande.

10. Pare a dispersão!

Aprenda a parar e observar a sua mente ocupada. Perceba as coisas que estão sutilmente lhe incomodando e lide com elas. Com a prática, se torna mais fácil, e seu estudo para concurso rende mais.

11. Afaste as distrações

Um bom artifício para manter-se concentrado no concurso é ter no pulso um elástico (de cabelo ou de dinheiro, por exemplo). Cada vez que você se “pegar” divagando, puxe a borrachinha. O pequeno impacto vai trazê-lo de volta à realidade e ao concurso.

12. Pratique

Essas atividades e dicas precisam ser praticadas regularmente para você se concentrar nas coisas do concurso, que realmente importam.

Fique por dentro

Veja os principais concursos públicos de 2012
Vai Fazer Concurso Público? Já Começou a Estudar?
Concurso Público: autodisciplina é sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário