quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Praia Shopping: Central do Cidadão só será reaberta em 60 dias



Depois de tantas promessas para reabrir a Central do Cidadão do Praia Shopping, as portas da agência do bairro de Ponta Negra permanecem fechadas. O último prazo de abertura dado pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) foi para o final do mês de janeiro, encerrado nessa segunda-feira (01). Em conversa, por telefone, com o responsável pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), Nelson Mendonça, um novo prazo foi anunciado: serão necessários mais 60 dias até que a unidade seja reaberta.

Segundo o coordenador, a Central do Cidadão do Praia Shopping já está toda pronta, porém serão precisas novas intervenções na estrutura física do prédio, que passará por uma nova "pequena" reforma, que mudará o guichê da gerência geral de local e ampliará o espaço do Detran. "Serão mudanças no layout e adaptações que visam melhorar o atendimento a população a longo prazo", esclarece Mendonça, que não quis especificar valores que serão aplicados nessa nova intervenção.

Uma das maioresdo estado e fechada por problemas na estrutura física, equipamentos e falta de renovação do contrato de locação, a Central do Cidadão do Praia Shopping irá adaptar os pontos referidos para melhorar a situação dos funcionários em termos de posição dentro da loja. "Além disso, a Sejuc vem negociando o valor do aluguel que está avaliado em R$ 37 mil, considerado alto para o governo", frisa Mendonça.

Apesar do Governo do Estado estar prometendo a revitalização e estruturação das 20 Centrais do Cidadão, reabrindo as que estão fechadas e ampliando algumas em funcionamento, o que a população constata diariamente ainda é o descaso com o programa de grande alcance social. Com o fechamento da Central do Cidadão do Praia Shopping, a demanda da unidade localizada no shopping Via Direta mais que dobrou.

Todos os dias pela manhã, são distribuídas 200 fichas para o atendimento ao público na unidade do Via Direta. Mesmo assim, as filas não dão conta da grande procura pelo órgão, principalmente na época de férias. Segundo o gerente da Central do Via Direta, Aurélio Marques, o atendimento diário da agência do Detran no Via Direta pulou de 1.500 para 3.500 pessoas após o fechamento da unidade do Praia Shopping. "É um atendimento correspondente a três centrais", disse ele, aconselhando os usuários a procurarem outras centrais que também têm atendimento do Detran como Parnamirim, Alecrim, Centro e Zona Norte.

Nelson Mendonça visitou, ao longo do mês de janeiro, todas as centrais da capital para ver o movimento e possibilidades de reformas e confirmou que o Governo do Estado pretende também ampliar a agência do Via Direta e reabrir as que estão fechadas no interior, mas não estabeleceu prazos. Ele reconheceu as dificuldades e um déficit de pelo menos 200 servidores.

A reportagem não conseguiu contato com o novo secretário da Sejuc, Fábio Holanda. A mudança do titular da pasta é colocada como um dos entraves da demora da entrega de diversas centrais do Cidadão do RN. 


Publicação: 01/02/2012 07:26 



Alex Costa - Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário